EVENTOS REALIZADOS
1ª Oficina Pública do PMGIRS - Etapa do Diagnóstico Municipal Participativo
Foi realizado no dia 19/06/2018, no Auditório da AGEVAP em Resende/RJ, o evento de oficina pública para a apresentação dos resultados obtidos através da etapa do Diagnóstico Municipal Participativo de Resende. O processo de mobilização e divulgação da oficina teve o apoio do Grupo de Acompanhamento (GA) da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que envolve membros de diferentes secretarias e entes do poder público municipal e suporte da equipe da Agência do Meio Ambiente do Município de Resende (AMAR).
Complementarmente a oficina pública, foi realizado no dia 20/06/2018 na Faculdade Associação Educacional Dom Bosco uma apresentação para a comunidade acadêmica referente ao processo de elaboração do PMGIRS do município.
Confira abaixo algumas fotografias dos eventos:
Dia: 19/06/2018 - AGEVAP
IMAGENS: MEMBROS DO GRUPO DE ACOMPANHAMENTO DE RESENDE
Dia: 20/06/2018 - Faculdade Associação Educacional Dom Bosco
IMAGENS: DEMÉTER ENGENHARIA LTDA. E ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
Levantamento de campo para o Diagnóstico Municipal
Realizado entre os dias 17 e 28 de setembro de 2017, o diagnóstico envolveu a caracterização do sistema público de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, abordando de forma individualizada o gerenciamento dos resíduos sólidos domiciliares urbanos (RSU), o qual é subdividido em: resíduos sólidos domiciliares (RSD) e resíduos de limpeza urbana (RLU), bem como dos resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços (RSC), identificando-se as formas de acondicionamento temporário, coleta e transporte, existência de iniciativas de triagem, reciclagem e compostagem, comércio de materiais recicláveis e disposição final dos resíduos. Foram também caracterizadas as formas de gerenciamento e disposição final dos resíduos dos serviços públicos de saneamento básico, resíduos industriais (RI), resíduos de serviços de saúde (RSS), resíduos da construção civil e inertes (RCC), resíduos agrossilvipastoris, resíduos de serviços de transporte (RST), resíduos de mineração (RM), resíduos com logística reversa obrigatória (RLRO) e os geradores de resíduos sólidos sujeitos ao plano de gerenciamento específico.
Ainda na caracterização in loco foi realizada a análise das características físicas dos resíduos sólidos domiciliares, a qual foi consubstanciada no estudo gravimétrico realizado a partir de amostragens de setores urbanos específicos, os quais apresentam características socioeconômicas semelhantes, de modo a retratar maior representatividade da composição dos resíduos gerados no município. Ademais, foram aplicados questionários participativos (disponível para preenchimento na aba de Questionários) cujo conteúdo remete a temática dos resíduos sólidos e da limpeza pública, no intuito de observar a percepção da sociedade local quanto a gestão dos mesmos, tanto do ponto de vista institucional quanto operacional.
IMAGENS: DEMÉTER ENGENHARIA LTDA.
Foi realizado no dia 28/08/2017, no Auditório da AGEVAP em Resende/RJ, o evento de lançamento do processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, por meio da Prefeitura e da Agência do Meio Ambiente do Município de Resende (AMAR). Confira abaixo algumas fotografias do evento: